Período de matrícula: 4 erros que a sua escola deve evitarLeitura de 2 minutos
As fichas de matrículas dos alunos que são preenchidas pelos responsáveis, possuem informações preciosas que podem ajudar a escola durante o seu planejamento, mas algumas dessas informações são interpretadas de forma errada, fazendo com que ocasione situações desagradáveis para todos os envolvidos. Desse modo, a Agenda Edu trouxe para você 4 dicas dos principais erros que sua escola não deve cometer ao avaliar as informações da ficha de matrícula.
-
Atenção aos dados
Tanto a escola, como os responsáveis devem se atentar aos dados da matrícula. As informações devem ser passadas de forma correta para que não ocorra erros que afetem ao aluno. Para escola, é preciso passar um documento sem erros de digitação e com perguntas claras e objetivas.
-
Interpretação das informações
Um dos erros mais comuns está nas interpretações das informações passada para a escola. A escola não deve e não pode interpretar de maneira preconceituosa os dados relativos a grupos étnicos, raciais e religiosos. Essas informações servem para conjugar as diferenças entre os alunos e não para segregar as crianças.
-
Rotular alunos
Não adianta querer rotular alunos pela situação familiar, por exemplo, “a família é desestruturada”, “filho único é mimado”, “crianças com pais ausentes são rebeldes”. Lembre-se, a escola deve receber de braços abertos todos os alunos.
-
Não ouvir os pais
É preciso ouvir sempre os responsáveis e tirar todas suas dúvidas. Você deve ter empatia por aqueles que escolheram a sua escola para deixar seus filhos. Além disso, os pais são os principais responsáveis pela propaganda da sua escola, então ouça sempre o que eles têm a dizer. É importante também treinar os profissionais que são responsáveis pelo departamento de matrícula, ter um bom atendimento faz uma grande diferença.
Esses são alguns erros que sua escola não deve cometer. Lembre-se que o processo de matrícula começa quando escutam coisas boas à respeito da sua escola, seja por propaganda boca a boca ou sua presença na internet. Evite esses tipos de erros e procure sempre manter uma boa impressão à respeito da sua instituição.
Gostou das nossas dicas ou conheça alguma que não citamos? Conte-nos enviando um comentário! 😉
Fonte: Nova Escola