Os desafios da gestão escolar na atualidade

Leitura de 5 minutos

Garantir uma educação de qualidade e gerar ações democráticas através de princípios e processos ligados a direção e organização da escola é um dos principais papeis da gestão escolar, mas para que isso aconteça os gestores passam por desafios todos os dias, ainda mais com as mudanças constantes da nossa sociedade.

São inúmeras as dificuldades enfrentadas no dia a dia de um gestor escolar, porém, listamos aqui os maiores desafios da gestão escolar na atualidade.

 

Evasão escolar

A evasão escolar sem dúvidas é o maior desafio de um gestor, a lista de frequência deve ser vista todos os dias, afinal, se o aluno abandona a escola é porque algo está errado, muitas vezes é na infraestrutura ou nos recursos oferecidos pela escola. O aluno não tem motivação alguma para frequentar à escola, então, cabe ao gestor tentar de todas as formas motivar e fazer com que os alunos permaneçam na escola.

 

Preparar professores para um ensino de qualidade

É de extrema importância que a escola ofereça um ensino de qualidade aos alunos, nesse caso, cabe ao gestor preparar bem os professores para que o conteúdo possa ser passado de forma simples e clara para todos. É preciso também estimular os professores para valorização do seu trabalho e para que eles estejam sempre buscando os melhores métodos de ensino.

 

Participação dos pais e responsáveis

Unir um grupo escolar como um todo, com professores, funcionários, direção, pais e responsáveis de alunos não é uma tarefa fácil. A falta de tempo dos pais e responsáveis é um dos maiores fatores que causam o distanciamento dos mesmos da vida escolar dos filhos. Atrair os pais para a escola se torna uma dificuldade que precisa ser superada, afinal, a presença deles na vida escolar é muito importante para o desenvolvimento do aluno.

 


 

Abrir espaço para as inovações

Propor algo novo ao um grupo escolar nem sempre é tão simples assim. Não é todo mundo que é apto as mudanças, ainda mais quando se fala em inovação. Mas cabe ao gestor, orientar, conscientizar e informar a importância da inovação na escola. Atualmente a maior inovação presente nas escolas são as tecnológicas. Para isso, você pode conferir nossa postagem sobre quais os benefícios em usar a tecnologia na educação.

 

São muitos os desafios encontrados durante uma gestão escolar, mas para tudo há uma solução. O gestor deve conhecer bem sua escola e saber o que nela acontece.

 

Comunicação escolar

Falando em gestão de comunicação escolar sabemos que trata-se de públicos diferentes, pessoas de vários ramos, de uma grande diversidade cultural. Cabe a escola um  papel fundamental de aplicar uma comunicação de maneira clara e objetiva seja para um simples recado ou uma reunião.

 

O uso dos aplicativos  tecnológicos como forma de conexão entre os pais, escola e alunos já faz parte da realidade de muitas escolas, porém, esses aplicativos precisam ser o mais acessível possível e de fácil utilização devido a forma que os pais vão fazer a leitura e para que haja sucesso na interação.

 

Um aplicativo que melhora a comunicação de todos, tanto interna (com os colaboradores) como externa (com os pais) só tende a facilitar e agilizar a vida no ambiente escolar. Os pais mais presentes na vida escolar dos filhos, e os professores mais próximos dos alunos, assim haverá uma melhor comunicação entre todos os setores de forma integrada e consequentemente uma gestão de comunicação escolar bem aplicada.

 

Sabendo do potencial de uma boa comunicação na gestão escolar, que tal levar essa realidade para sua gestão e melhorar a comunicação entre pais, escola e alunos?

 

Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.

 

Dicas Importantes para cada época do ano da sua gestão escolar

 

Como começar bem o ano escolar

Ter uma gestão de qualidade não é tarefa fácil, é preciso estudar, dedicar-se, planejar e pensar em diferentes estratégias para utilizar durante o ano letivo. Professores, diretores, coordenadores, toda a equipe pedagógica precisam trabalhar juntos.
 
Organizar bem seu tempo, planejar de acordo com as necessidades de cada aluno, promover um ambiente de cooperação, estratégias para aliar tecnologia e educação são alguns pontos que requerem atenção para começar bem o ano escolar.

 

Sendo assim, listamos 5 dicas para você começar o ano com o pé direito. Clique aqui e veja quais são!

 

Fim do semestre – É hora de avaliar sua escola

 

O fim do 1º semestre é a hora de avaliar a escola, rever metas, erros, acertos e ajustar as expectativas, sempre pensando no objetivo comum de todos: a aprendizagem dos alunos. Outra coisa importante nesse período é pensar sobre as ações ou tarefas realizadas na escola, além de definir as prioridades para depois das férias.

 

Desse modo, organizar uma reunião onde o gestor possa apurar e discutir com os professores os resultados da escola, os avanços e os desafios desse primeiro semestre é de extrema importância. As reuniões são fundamentais para o desenvolvimento de ações para o aperfeiçoamento da instituição. Assim, separamos algumas ações que você pode utilizar durante as reuniões nesse fim de semestre.

 

Clique aqui e confira as ações que podem te ajudar a fazer essa avaliação.

 

Agenda digital da sua escola

 

 

 

Veja mais!

Agenda de papel ou agenda digital: Qual a melhor solução de comunicação para su...
742
A agenda digital facilita a comunicação escolar e aproxima os responsáveis da rotina dos alunos.   As agendas escolares de papel desde sempre...
Alunos com TDAH – Quais estratégias trabalhar em sala de aula?
44
As aulas estão quase começando, e você já sabe como trabalhar com alunos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? Po...
Saiba como ter um planejamento escolar eficiente
1550
Um bom planejamento escolar ajuda professores, gestores e coordenadores a alcançarem os objetivos necessários em sua jornada pedagógica.   Ma...