O ABC de uma escola moderna e transformadoraLeitura de 5 minutos
Com a pandemia, as escolas tiveram um grande desafio: adaptar-se a um contexto tecnológico que não estavam preparadas. No entanto, esse foi o momento em que muitos gestores puderam refletir se estão no caminho de uma escola moderna.
Muito se fala de modernidade, tecnologia e inovação, mas, na prática, as escolas não conseguem visualizar se realmente estão seguindo as tendências necessárias para dizer que estão nesse caminho.
Além disso, não é apenas estruturar uma escola moderna. É preciso que o gestor saiba qual o caminho a seguir. E assim, possam alinhar as oportunidades de transformação com os resultados que desejam alcançar no processo de ensino e aprendizagem.
Nesse contexto, trouxemos aqui o ABC de uma escola moderna e de educação transformadora.
Escola moderna e transformadora
Escolas modernas acreditam que a inovação é o melhor motor para transformação
Embora muitas escolas procurem um especialista que possam ajudar a encontrar as melhores práticas de inovação, as escolas modernas estão reconhecendo e entendendo suas limitações.
Desse modo, é fundamental que elas conheçam as suas necessidades e dos alunos, qual o perfil da equipe e como é o acesso a novas tecnologias. Assim, podem identificar onde seu tempo, esforço e inovação precisam de mais atenção.
Para isso, você pode realizar uma pesquisa com corpo docente, dando um ponto de partida significativo para impulsionar a transformação sustentável.
A transformação genuína só é possível se abraçar novas pedagogias e uma mudança na prática.
Para que o processo de transformação seja genuíno, é muito importante que o gestor moderno saiba quais os impactos da inovação e articule sobre como as crianças aprendem.
Como as tecnologias ajudam na alfabetização das crianças
Isso não quer dizer que a escola tenha apenas uma única nova forma de aprendizagem, mas sim que ela pode adaptar-se às mais atuais formas de aprendizagem.
E isso, provavelmente, exigirá uma nova linguagem e novos modelos pedagógicos. Agora inseridos num espaço digital mais rico.
Escolas modernas acreditam que a transformação pedagógica impacta todas as áreas da educação e da aprendizagem
A inclusão de uma nova realidade pedagógica, leva a repensar o impacto da inovação, pois eles não devem estar limitados ao conhecimento do conteúdo dos educadores ou às competências adquiridas pelos alunos.
Ao contrário, as escolas modernas precisam se basear na sua visão, missão, valores e propósito na educação. Assim, criar oportunidades de inovação que leve em consideração como a transformação pode afetar o aprendizado de seus alunos.
Em outras palavras, a transformação não melhora, no geral, o desempenho do aluno, mas sim a sua narrativa escolar, a maneira como se dá o seu aprendizado e o seu desenvolvimento.
Esses serão os parâmetros fundamentais para você compreender os benefícios de uma escola moderna, e preocupada com a transformação educacional.
A transformação só acontecerá quando compreender como os alunos modernos aprendem no mundo digital
Apenas com uma melhor compreensão da aprendizagem neste espaço ajudará a desenvolver novas pedagogias para explorar um aprendizado mais profundo e relevante nas escolas.
Para descobrir as reais oportunidades da transformação para a aprendizagem dos alunos, as escolas precisam olhar além dos muros de suas escolas. E assim, buscar entender melhor como eles estão usando novas estratégias de aprendizagem fora da educação formal.
Nas escolas modernas a transformação não é limitada pelas ferramentas ou pela pedagogia.
No entanto, as estratégias de aprendizagem inovadoras são possibilitadas pelas ferramentas e novas práticas de aprendizagem.
Os professores precisam ser empoderados para tomar as decisões sobre mudanças na prática pedagógica.
Embora as estratégias modernas de aprendizagem possam ser descobertas fora das salas de aula, elas precisam ser testadas dentro delas.
Para isso, os professores têm como papel principal entender, descobrir e implementar abordagens de ensino e aprendizagem transformacionais. Eles precisam se sentir empoderados e confiantes para estar sempre procurando melhores maneiras de estender e permitir o aprendizado de nível superior com seus alunos.
Uma forma de fazer isso é procurando ferramentas digitais que estendam o aprendizado da sala de aula para casa. Por exemplo, a Agenda Edu, que é muito mais que uma agenda digital, nela os professores têm autonomia para colocar em suas tarefas outros recursos, como:
- Links para vídeos;
- PDF complementares;
- Ou até mesmo reservar uma hora online para que os alunos tirem suas dúvidas.
A transformação é medida pelo crescimento qualitativo da capacidade pedagógica
O desempenho dos alunos não precisam e nem devem ser medidos apenas pelas avaliações realizadas, mas devem também por seu desenvolvimento.
Desse modo, entende-se que as escolas modernas medem a transformação também pela forma como os alunos aprendem. Para isso, constroem-se evidências dessa mudança a partir do trabalho de seus alunos e avaliam qualitativamente seu progresso.
Logo, é avaliado a maneira como eles trabalham em projetos mais complexos, como constroem conhecimento com os outros e como tomam melhores decisões sobre seu aprendizado.
Definitivamente, criar um ambiente escolar transformador é um tanto desafiador. E mais ainda, ser vista como uma escola moderna requer inúmeras mudanças, tanto de pensamento quanto do contexto pedagógico.
Com esse ABC, pudemos mostrar que para que tudo ocorra, gestores, professores, alunos e famílias precisam estar dispostos a assumir seus papéis e responsabilidades.
E, claro, todos capturarem a narrativa de uma transformação completa e do crescimento pedagógico que isso trará para educação.
Comente aqui o que você tem feito para ser uma escola moderna.
Fonte: Desafios da Educação