Educação 3.0 nas escolas

Leitura de 2 minutos

Com o uso das tecnologias dentro e fora das salas de aula você já deve ter ouvido falar em educação 3.0. O post de hoje vem para esclarecer o que é a educação 3.0 e mostrar como as tecnologias estão impactando nessa nova forma de ensinar.

O que é educação 3.0?

 

Educação 3.0 é preparar os estudantes para o mundo que eles estão vivendo atualmente, ou seja, a educação 3.0 está associada as mudanças que as tecnologias  estão trazendo ao processo de aprendizagem e as transformações que vem ocorrendo na sociedade.

Mas para entendermos a educação de hoje precisamos saber como era a educação no passado, ou seja, a educação 1.0 e 2.0.

Na educação 1.0 o ambiente de trabalho era a fazendo, aqui tínhamos escolas simples, que preparava as pessoas para continuar executando as mesmas tarefas que seus ancestrais faziam, seja a agropecuária, a tecelagem, o artesanato, a culinária entre outros.

Na educação 2.0 o ambiente de trabalho era a fábrica, devido a revolução industrial, muitas pessoas saiam do campo para a cidade e aqui as escolas preparavam os estudantes para trabalharem nas fábricas – tarefas repetitivas e mecânicas, trabalho individual mesmo com alunos dispostos em classes – reproduzidas na escola.

Hoje em dia as fazendas e as fábricas são bem diferentes daquela época. O que temos hoje são grandes empresas, laboratórios, novas formas de atividades econômicas. Aqui espera-se que os alunos trabalhem em equipe, resolvam problemas juntos, usem ferramentas digitais na resolução dos problemas e na comunicação, é isso que forma o ambiente de trabalho da educação 3.0.  

A importância do professor na educação 3.0

 

Já sabemos da importância do professor frente as tecnologias de informações e comunicação e na educação 3.0 não é muito diferente disso. A escola trabalha para que “alunos e professores produzam em conjunto, empreguem ferramentas apropriadas para a tarefa e aprendam a ser curiosos e criativos juntos”.

Os professores na educação 3.0 precisam se motivar com as novas tecnologias, precisam estar preparados, pois nessa realidade pedagógica ele não somente ensina, como também aprende. Sua comunicação passa a fazer parte também dos meios tecnológicos, sua concepção de ensino muda e desse modo, as escolas preparam alunos para viverem nesse mundo de constante mudança e de grandes avanços.

 

Entenda um pouco mais sobre o que mudou na educação e quais são as novas tendências baixando o nosso ebook!

e-book-as-novas-tendencias-educacioais