Ecossistema chamado escola: como conectar do pedagógico ao financeiroLeitura de 6 minutos

Acontece na escola 3 de julho de 2023
Ecossistema chamado escola: como conectar do pedagógico ao financeiro

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Ecossistema chamado escola: como conectar do pedagógico ao financeiroLeitura de 6 minutos

No nosso primeiro webinar do Circuito Jornada Edu, tivemos um bate-papo muito importante com Andrezza Amorelli, da A. Amorelli Educação, explicando tudo sobre esse ecossistema chamado escola. 


Diante de tantas atribuições do gestor, muitas vezes ele se vê como “apagador de incêndio”, precisando dar conta do pedagógico ao financeiro. E nunca sai do ciclo “tudo aqui é urgente, não tenho tempo pra planejar nada”. 


É correria o tempo todo, não é mesmo?


Existe muito movimento na escola, todos agrupados por áreas. E cada agrupamento funciona como um sistema. Então, como conectar todos eles? Como trabalhar de forma alinhada?


Você, gestor, sabe como manter tudo funcionando e organizado, sem deixá-lo sem tempo para o seu planejamento?


Certamente esse é um desafio, mas que pode ser resolvido quando você entender alguns pontos importantes sobre a sua escola. A seguir, vamos mostrar os principais pontos falados em nosso webinar para manter tudo isso funcionando e em seu lugar.


Confira!


Circuito Jornada Edu: tudo sobre comunicação, gestão e financeiro escolar


O que é um ecossistema e como a escola está nesse contexto?


Do ponto de vista da Biologia, ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos ( componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional.


E nós, seres humanos, somos partes integrantes deste ecossistema, que variam enormemente de tamanho e são a todo tempo dinâmicos.


Diante disso, podemos dizer que a escola está inserida nesse contexto dinâmico, que a todo momento demanda alguma coisa, seja para professores, alunos ou, principalmente, para os gestores. 


Mais ainda, podemos entender que a escola não é somente um espaço físico, como a pandemia nos mostrou. Ela é mais que isso.


 “Escola é gente, é vida, é tudo que funciona, interligado, ou não funciona. Então, quando falamos desse ecossistema, é pensar em todos esses elementos que constituem a escola.”


Portanto, podemos dizer que a escola é um ecossistema feito de ciclos, que se repetem todos os anos, e que precisam ser organizados. E que seja feito de uma forma que eles não sobrecarreguem os gestores, ao ponto de não conseguirem entregar o que realmente é preciso ou de não conseguirem planejar esses ciclos. 


E esse ecossistema chamado escola acontece o tempo todo e se movimenta sempre, está vivo e tudo se repete. É preciso estar atento, se organizar para planejar. 


Escolas são ciclos que se repetem


“Escola é vida, escola é gente, mas escola tem ciclos claros e determinados todos os anos. Acontecem as mesmas coisas e parece que a gente tá lidando com aquilo pela primeira vez. Então eu acho que entender esse ecossistema como algo vivo, mas que tem algo linear, que se repete faz com que a gente haja cada dia melhor com cada item que se repete”


Como a Andrezza destacou, a escola é feita de ciclos que se repetem. E os gestores podem usar isso a seu favor, uma vez que a repetição faz com que a gente faça aquilo melhor.


Desse modo, a repetição é muito importante para que a escola a cada ano consiga planejar os ciclos escolares, fidelizar os alunos e promover uma cultura de melhoria contínua.


E esse entendimento de ecossistema nos traz essa reflexão, o de repetir ciclos e melhorá-los no processo de execução e de planejamento.


Disciplinas do ecossistema chamado escola


E para falarmos mais desse ecossistema chamado escola, precisamos entender também que ela é um negócio, que precisa se sustentar, não só financeiramente, mas também como organização eficiente.


E para exemplificar melhor, Andrezza apresentou no webinar o livro “A quinta disciplina”, de Peter M. Senge. Ele fala que as organizações aprendentes têm cinco disciplinas, todas no contexto de se repetirem, trazendo a importância dela, da rotina em toda e qualquer tipo de organização.


As cinco disciplinas estão divididas em:

  • Domínio pessoal: é quando as pessoas que estão na organização precisam ter domínio pessoal, ou seja, precisam sair da reatividade para criatividade com muita rapidez. Uma pessoa que tem domínio pessoal, não fica reativa, não reclama. Ela se ressignifica rápido, age e pensa e tem ideias;
  • Modelo Mental: é quando estamos em contato com o modelo mental de outras pessoas e sou capaz de ressignificar a minha própria maneira de pensar. Mostra que somos capazes de escutar os outros e aprender com ele, seja ela uma leitura ou uma experiência vivida;
  • Visão compartilhada: É importante que as pessoas que trabalham em uma escola tenham uma visão de vida alinhada com a organização. Isso significa compartilhar a visão sobre educação e o propósito da escola;
  • Aprendizagem em equipe: aprendemos juntos todos os dias, para isso é preciso criar espaços de diálogos, com escuta ativa, sem julgamentos. Com a aprendizagem saímos da discussão para o diálogo, a qual não impomos mais a nossa maneira de pensar e abre espaço para escutar o outro, acolhendo e pensando junto; 
  • Visão Sistêmica: aqui temos de volta o ecossistema, pois unifica todas as outras disciplinas anteriores. Quando você tem uma organização, aprendente que precisa enxergar ela como um todo. Então o que acontece na sua sala de aula está diretamente relacionado ao que acontece na portaria, na sala dos professores, etc. Então toda e qualquer ação impacta a organização como um todo.

“Com esse ecossistema, a gente vai formando esse sistema e esse sistema vai formando a gente.“


Perspectiva sistêmica e o olhar para o futuro


Por meio da visão sistêmica podemos visualizar a interdependência dos processos de uma escola. No entanto, é preciso perceber a intencionalidade de cada uma delas, para que possam ser feitas da melhor maneira.


Nesse sentido, perguntamos a você: quantas coisas você realmente faz na intencionalidade de fazer? Ou você apenas faz por que precisa?


Se você tem uma intencionalidade em fazer algo para sua escola, e não apenas fazer por fazer, há uma dimensão do que realmente está sendo feito. 


Desse modo,  é preciso observar, entender e agir com intenção para perceber as interdependências que muitas vezes passam despercebidas. Isso envolve olhar para além do óbvio e interpretar os sinais presentes no ambiente escolar.


“Sabendo o que sabíamos, mas não sabíamos que sabíamos”


Como citou Andrezza, essa perspectiva permite que você entenda todo o sistema a partir de algo que você nunca parou para olhar, de enxergar as dinâmicas da escola com mais clareza e usar isso com mais potência.


“Olhar para o futuro começa em saber interpretar os sinais que estão presentes hoje, mas que passam despercebidos por aqueles que não têm uma perspectiva sistêmica”


Portanto, devemos considerar o ecossistema chamado escola como um todo e olhar para o futuro. E isso implica começar a interpretar os sinais presentes hoje, mas que muitas vezes são ignorados por falta de uma perspectiva sistêmica. 


É importante reconhecer quando as estruturas e modelos educacionais não estão mais funcionando e buscar novas abordagens.

Como sua escola está organizado do financeiro ao pedagógico? Conte para nós e tenha acesso ao contéudo completo inscrevendo-se no Circuito Jornada Edu.


Circuito Jornada Edu
         
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