Conheça a retrospectiva da sua escola durante o ano

Leitura de 3 minutos

Já estamos no fim do ano e chegou a hora de avaliar sua escola, quais foram os aspectos positivos e negativos durante o ano letivo. Para isso, a Agenda Edu preparou 3 pontos que devem ser analisados para que se consiga boas estatísticas escolares, e assim, você possa analisar quais deles podem ser reaproveitados ou que deverão ser modificados futuramente.

 

1 – Acompanhamento do trabalho pedagógico

Na escola, o diretor precisa se preocupar não só com as questões burocráticas, mas, principalmente, com o acompanhamento pedagógico. “Tudo o que acontece é importante para saber se as condições de aprendizagem estão garantidas.” Para isso, podemos analisar os índices de evasão escolar, aprovação e reprovação, distorção da idade-série, se houveram aulas perdidas por falta de professores, entre outros detalhes da rotina escolar.

Analisar a didática dos professores em sala de aula também é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. É através dos seus resultados que é possível saber se o professor deve continuar com a estratégia ou se deve mudar.

Andar pelos corredores e pelo pátio na hora do recreio, conversar com os alunos, professores e responsáveis, observar entrada e a saída dos estudantes, assim como conhecer o plano de aula dos professores, são atitudes sempre presentes na rotina do gestor atento. Se você fez isso durante o ano letivo, considere um aspecto positivo para sua escola.

 

2 – Engajamento dos responsáveis com a escola

Sabemos da importância da presença dos responsáveis na vida escolar dos alunos. Por isso, analisar o engajamento dos responsáveis com a escola requer uma atenção especial. É importante reunir os pais, apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, realizar eventos, reuniões, apresentar a escola, manter um bom relacionamento com a  família.

Já a família deve contribuir na aprendizagem do aluno ajudando-o nas atividades de casa, incentivando e orientando no que for necessário.

Aproximar até aqueles pais cuja a rotina é altamente movimentada é um grande desafio para a escola, se você facilita essa interação, considere mais um ponto positivo.

 


 

3 – Comunicação efetiva

A comunicação escolar é sem dúvidas um dos aspectos mais importantes de se avaliar. Afinal, para chegar ao sucesso dos fatores citados anteriormente a escola precisa ter uma comunicação bastante efetiva, tanto interna como externa. Desse modo, cabe à escola aplicar uma comunicação de maneira clara, simples e objetiva, seja para um simples recado, informativo ou reunião.

Como você se comunica com a família e os alunos da sua escola? Bilhetinhos? Agenda de papel? Telefone? Muitos pais e responsáveis reclamaram ou relataram problemas de comunicação? Nota-se que existem novas maneiras de se comunicar na escola. Os aplicativos escolares é a melhor solução para essa comunicação e muitas escolas já utilizam a Agenda Edu.  Veja o case de sucesso do Colégio Maximus.

 

Para acompanhar o trabalho do pedagogo, verificar o engajamento dos responsáveis com a escola e ter uma comunicação escolar efetiva você pode contar com a Agenda Edu, o app escolar que permite que você tenha uma maior interação com alunos e responsáveis, além de ser uma solução de comunicação rápida, segura e moderna.

Conheça mais sobre a Agenda Edu!