Acontece na escola

Como o cinema na escola pode melhorar o interesse e o desempenho dos alunos

O cinema na escola é, sem dúvida, uma das estratégias para ampliar o conhecimento dos alunos. A importância disso fez com que o Ministério da Educação incluísse um item específico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina a exibição de filmes produzidos no Brasil por duas horas por mês (pelo menos).


Desta forma, desde junho de 2014, a aquisição de recursos audiovisuais passou a ser obrigatória nas instituições de ensino de educação básica de todo o país. 


Longe de ser apenas uma regra, essa orientação recomenda ainda a inclusão de filmes como componente da grade curricular complementar, que deve estar devidamente integrado à proposta pedagógica da escola.


Pesquisas feitas para fundamentar a mudança sinalizam que a atividade tende a desenvolver a percepção dos estudantes, aguçando suas funções sensoriais. Os recursos audiovisuais também despertam a interação dos alunos, assim como o uso de tecnologias em sala de aula, ambos com a capacidade de gerar mais atratividade deles diante dos temas. 


Como o cinema na escola ajuda no desempenho dos alunos? 


Pesquisas indicam que o foco permanece nos alunos de 10 a 20 minutos, numa cenário de aula expositiva. O filme contribui para despertar a atenção deles à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar os estudantes.


Até porque as imagens e o som estimulam mais facilmente o cérebro das meninas e dos meninos, facilitando a compreensão do tema passado.


Desenvolva o lado socioemocional das crianças utilizando filmes inspiradores


Nesse contexto, o papel do coordenador pedagógico ganha ainda mais importância: ele precisa garantir que essa atividade ocorra de maneira multidisciplinar. Muitas vezes a escolha do filme pode ser a combinação de conteúdo prevista em duas matérias.


Como por exemplo, essa seleção de filmes estrangeiros que tratam de questões sociais e podem ser citados em redações. Isso faz com que o filme possa ser apresentado na íntegra (sem a quebra, muitas vezes necessária, pelo tempo de aula disponível para aquela disciplina).


Como pode ser notada a diferença nos alunos?


São inúmeras as vantagens para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criatividade e reter a atenção deles para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas.


O próprio fato de os filmes terem roteirização, apresentando os fatos com narrativas, favorece a assimilação do conteúdo e cria mais condições para fixar o assunto.


Se bem alinhado com outras disciplinas, o cinema na escola pode ser aplicado combinando com uma atividade de leitura, o que fortalecerá outro pilar importante para o desenvolvimento dos estudantes.


Filmes de escola e educação para assistir com seus alunos


Nessas ocasiões podem também ser utilizadas estratégias para instigar o aluno a frequentar o cinema, informando-lhe de promoções em dias específicos e mesmo em espaços culturais da cidade.


Estar atento à programação do seu município para recomendar em sala é outra estratégia valida para voltar ao tema, aguçando a iniciativa para que eles frequentem esses espaços com suas famílias e amigos.


Quais são os desafios para o cinema na escola?


Em linhas gerais, são duas demandas específicas que muitas escolas encontram: a falta de estrutura e da habilidade do professor em conduzir esse espaço multidisciplinar.


Diante do primeiro desafio, é importante que professores e coordenadores reúnam apontamentos sobre benefícios que a aquisição de equipamentos podem trazer à aprendizagem. Embora esteja previsto na Lei, há muitas escolas que têm dificuldades dispor dos aparelhos necessários.


Quanto à falta de habilidade do docente, ela pode ser resolvida a partir de um diálogo conjunto entre coordenador e professor para pensar em como adequar o conteúdo que necessita ser repassado e como ele pode ser combinado outra disciplina.


Numa primeira aplicação, por exemplo, o coordenador pode orientar maneiras de direcionar as discussões, mediar o ensino que será passado, para realçar a participação dos alunos.


Esse post é oferecido pela Imaginie, uma plataforma de redação com mais de 200 temas para os seus alunos praticarem, corretores qualificados nos moldes do Enem e conteúdo exclusivo sobre educação, redação, gramática, exame nacional e vestibulares.


Dê o próximo passo para os seus alunos conquistarem o curso dos sonhos!


Agenda Edu

View Comments

  • Eu acho interessante ter filmes brasileiros na escola, além do divertimento à também o conhecimento de curiosidade de ver e aprender, discutir e ver que o nosso Brasil tem bons filmes.

Recent Posts

4 dicas para organizar o financeiro e investir em melhorias na escola

Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…

2 dias ago

Grupos de WhatsApp na escola: riscos para gestão e o engajamento

Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…

1 semana ago

Formatura na escola: um guia para planejar e executar o evento usando o SuperApp Agenda Edu

A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…

2 semanas ago

Modelos de comunicados escolares para enviar às famílias

Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…

3 semanas ago

Comunicação com a equipe escolar: como melhorar usando o SuperApp Agenda Edu

Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…

1 mês ago

Reta final Enem: dicas para otimizar o tempo e preparação dos alunos

 Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…

1 mês ago