Como o cinema na escola pode melhorar o interesse e o desempenho dos alunosLeitura de 6 minutos
O cinema na escola é, sem dúvida, uma das estratégias para ampliar o conhecimento dos alunos. A importância disso fez com que o Ministério da Educação incluísse um item específico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina a exibição de filmes produzidos no Brasil por duas horas por mês (pelo menos).
Desta forma, desde junho de 2014, a aquisição de recursos audiovisuais passou a ser obrigatória nas instituições de ensino de educação básica de todo o país.
Longe de ser apenas uma regra, essa orientação recomenda ainda a inclusão de filmes como componente da grade curricular complementar, que deve estar devidamente integrado à proposta pedagógica da escola.
Pesquisas feitas para fundamentar a mudança sinalizam que a atividade tende a desenvolver a percepção dos estudantes, aguçando suas funções sensoriais. Os recursos audiovisuais também despertam a interação dos alunos, assim como o uso de tecnologias em sala de aula, ambos com a capacidade de gerar mais atratividade deles diante dos temas.
Como o cinema na escola ajuda no desempenho dos alunos?
Pesquisas indicam que o foco permanece nos alunos de 10 a 20 minutos, numa cenário de aula expositiva. O filme contribui para despertar a atenção deles à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar os estudantes.
Até porque as imagens e o som estimulam mais facilmente o cérebro das meninas e dos meninos, facilitando a compreensão do tema passado.
Desenvolva o lado socioemocional das crianças utilizando filmes inspiradores
Nesse contexto, o papel do coordenador pedagógico ganha ainda mais importância: ele precisa garantir que essa atividade ocorra de maneira multidisciplinar. Muitas vezes a escolha do filme pode ser a combinação de conteúdo prevista em duas matérias.
Como por exemplo, essa seleção de filmes estrangeiros que tratam de questões sociais e podem ser citados em redações. Isso faz com que o filme possa ser apresentado na íntegra (sem a quebra, muitas vezes necessária, pelo tempo de aula disponível para aquela disciplina).
Como pode ser notada a diferença nos alunos?
São inúmeras as vantagens para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criatividade e reter a atenção deles para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas.
O próprio fato de os filmes terem roteirização, apresentando os fatos com narrativas, favorece a assimilação do conteúdo e cria mais condições para fixar o assunto.
Se bem alinhado com outras disciplinas, o cinema na escola pode ser aplicado combinando com uma atividade de leitura, o que fortalecerá outro pilar importante para o desenvolvimento dos estudantes.
Nessas ocasiões podem também ser utilizadas estratégias para instigar o aluno a frequentar o cinema, informando-lhe de promoções em dias específicos e mesmo em espaços culturais da cidade.
Estar atento à programação do seu município para recomendar em sala é outra estratégia valida para voltar ao tema, aguçando a iniciativa para que eles frequentem esses espaços com suas famílias e amigos.
Quais são os desafios para o cinema na escola?
Em linhas gerais, são duas demandas específicas que muitas escolas encontram: a falta de estrutura e da habilidade do professor em conduzir esse espaço multidisciplinar.
Diante do primeiro desafio, é importante que professores e coordenadores reúnam apontamentos sobre benefícios que a aquisição de equipamentos podem trazer à aprendizagem. Embora esteja previsto na Lei, há muitas escolas que têm dificuldades dispor dos aparelhos necessários.
Quanto à falta de habilidade do docente, ela pode ser resolvida a partir de um diálogo conjunto entre coordenador e professor para pensar em como adequar o conteúdo que necessita ser repassado e como ele pode ser combinado outra disciplina.
Numa primeira aplicação, por exemplo, o coordenador pode orientar maneiras de direcionar as discussões, mediar o ensino que será passado, para realçar a participação dos alunos.
Esse post é oferecido pela Imaginie, uma plataforma de redação com mais de 200 temas para os seus alunos praticarem, corretores qualificados nos moldes do Enem e conteúdo exclusivo sobre educação, redação, gramática, exame nacional e vestibulares.
Dê o próximo passo para os seus alunos conquistarem o curso dos sonhos!
Rita Cassia
Eu acho interessante ter filmes brasileiros na escola, além do divertimento à também o conhecimento de curiosidade de ver e aprender, discutir e ver que o nosso Brasil tem bons filmes.
Agenda Edu
É isso mesmo, Rita! ;)