Celular na escola: como transformar esse vilão em mocinhoLeitura de 3 minutos

Acontece na escola Práticas pedagógicas 8 de agosto de 2018

author:

Celular na escola: como transformar esse vilão em mocinhoLeitura de 3 minutos

No início do mês de Agosto foi aprovada, na França, uma lei que proíbe os smartphones nas escolas com alunos de até 15 anos. O país já havia proibido o uso de celulares dentro das salas de aula, mas agora foi além: o aparelho está banido da entrada à saída dos alunos, incluindo recreio e intervalos. Não será mais possível entrar na escola nem mesmo com o aparelho desligado.

 

A justificativa para decisão tão rigorosa é de que as crianças e adolescentes acabam tendo a atenção dispersada por conta dos smartphones, e isso dificulta muito a concentração e o aprendizado em classe.

 

De um lado, alguns alunos estão apreensivos, já pensando em como irão “sobreviver” sem esse aparato que já é tão presente em suas vidas. De outro, os pais começam a ensaiar uma comemoração, aliviados por esse direcionamento que de certa forma obriga seus filhos a terem que focar sua atenção somente no que o professor está falando.

 

Estamos muito envolvidos nesse mundo digital, onde o smartphone é utilizado para diversas funções, desde o consumo de conteúdo até o acompanhamento de tarefas do dia a dia. As crianças e adolescentes em idade escolar já nasceram nesse mundo super conectado, essa é a realidade que eles vivem desde pequenos. Então será que proibir é a solução? Especialistas têm opiniões diversas sobre esse cenário, pois existem vantagens e desvantagens.

 

Pensando nas desvantagens, estão:

 

📱Distração: Jogos, vídeos e redes sociais trazem conteúdos diversos em tempo real e acabam roubando a atenção que deveria ser direcionada para outros assuntos;


📱Vício: Sem o acompanhamento dos pais, crianças acabam utilizando em excesso seus smartphones e podem ficar viciadas, como acontece com os vídeo-games. Com tantos recursos visuais e gráficos, essas telinhas ao alcance das nossas mãos acabam se tornando irresistíveis;

 

📱Isolamento: O uso do celular pode servir de “muleta” em momentos em que a criança ou adolescente deveria participar de atividades em grupo, causando isolamento e dificultando a interação.

 

Mas já que o celular está tão presente na nossa vida, trazendo tantos recursos e facilidades, como podemos inserir o seu uso nas salas de aula e aproveitar os benefícios que ele pode oferecer?

 

Pensando nas vantagens:

 

📱Educação sobre tecnologia: Mesmo tendo nascido já inseridos nesse mundo digitalizado, as crianças e adolescentes precisam ser educados sobre como utilizar essa tecnologia de uma maneira mais consciente e produtiva;

 

📱Interesse: Utilizar os artifícios disponíveis nos smartphones pode aproximar os alunos dos assuntos abordados e tornar as aulas mais interessantes;

 

📱Conhecimento: Com o direcionamento certo de conteúdos, o celular ajuda os alunos a aumentarem seus conhecimentos, com acesso a fontes diversas.

 

No Brasil, diversas escolas liberaram o uso dos aparelhos em sala de aula, com finalidade pedagógica. São vários os aplicativos que ajudam os alunos de todas as idades a aprender e se aprofundar sobre as mais diversas disciplinas: português, matemática, história, geografia, biologia, física, entre outras. A diversidade e a apresentação de conteúdos, conjugadas com processos de aprendizagem adaptativa e inteligência artificial tornam essa abordagem rica e desafiadora. O acompanhamento próximo da escola e dos responsáveis é essencial para disciplinar as crianças e garantir que tudo corra bem.

 

Os smartphones também são ferramentas incríveis para facilitar a comunicação e aumentar o engajamento entre os atores envolvidos na jornada escolar. A Agenda Edu é um aplicativo de agenda digital utilizado por mais de 1000 escolas em todo o Brasil, possibilitando uma comunicação em tempo real, completa e eficiente. Queremos tornar alunos e responsáveis participantes ativos da rotina escolar, gerando valor e fortalecendo laços

 

Ainda não utiliza uma agenda digital na sua escola? Conheça mais sobre as vantagens da Agenda Edu! Você vai se surpreender!

 

Fonte: Fantástico

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *