Acontece na escola

Alunos como protagonistas em sala de aula



Por isso, projetos que incentivam o protagonismo dos alunos podem trazer bons resultados em sala de aula.

Já não é mais novidade que os alunos estão cada vez mais conectados às informações, possuem um grande domínio sobre as tecnologias e a produção de conteúdo que elas oferecem.


Que tal praticar educomunicação para dar um maior protagonismo e engajar os alunos? Se você não sabe o que é educomunicação, vale uma pequena explicação: Como o nome sugere, educomunicação une educação e comunicação, através de práticas que propõe uma intervenção das mídias.


Em linhas gerais, educomunicação “é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia.”


Para saber mais sobre educomunicação, clique aqui.


São diversas as possibilidades para aproximar os alunos de algo que eles se identifiquem: Um documentário, um jornal virtual, canal no Youtube, blog, fotografias externas, um programa de rádio, podcasts,  tudo produzido por eles.



Deixe que eles escolham seu próprio tema



Em vez de propor você o tema do trabalho, apresente para eles um conceito mais amplo e peça que deem muitas ideias, elaborem propostas, as registrem e façam escolhas. Quando os estudantes partem de problemas, desafios e situações que eles vivenciam é muito fácil engajá-los no processo.


É importante lembrar que todo material produzido precisa ter uma intenção pedagógica e uma reflexão crítica sobre o que é consumido e produzido para que, assim, seja transformada em uma atividade educativa.


Lembre-se das seguintes perguntas: Para que e por que vamos produzir esse material? Para quem ele vai se destinar?


“Um dos principais objetivos da Educomunicação é o desenvolvimento da competência de análise crítica da mídia. Dessa maneira, ao apropriarem-se e tornarem-se autores dos meios de comunicação, os alunos podem, ser mediados por educadores, compreender a complexidade que envolve os veículos de comunicação em massa.”


Assim, os alunos ganham voz e podem passar a mensagem que desejam, tornando-se protagonistas e mais engajados com a escola.



Agenda Edu

Recent Posts

4 dicas para organizar o financeiro e investir em melhorias na escola

Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…

5 dias ago

Grupos de WhatsApp na escola: riscos para gestão e o engajamento

Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…

1 semana ago

Formatura na escola: um guia para planejar e executar o evento usando o SuperApp Agenda Edu

A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…

3 semanas ago

Modelos de comunicados escolares para enviar às famílias

Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…

3 semanas ago

Comunicação com a equipe escolar: como melhorar usando o SuperApp Agenda Edu

Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…

1 mês ago

Reta final Enem: dicas para otimizar o tempo e preparação dos alunos

 Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…

1 mês ago