A importância dos professores na educação infantil

Professora e crianças.
Leitura de 2 minutos

Já falamos anteriormente sobre gestão escolar na educação infantil, a importância que tem a preparação dos professores, afinal, os professores que atuam na educação infantil devem ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia a dia e em situações especiais. O post de hoje vai te dar mais detalhes de como deve ser a preparação desses profissionais e qual a importância de se ter bons professores na educação infantil.

 

O ensino infantil

O ensino infantil é uma das fases mais importante da  vida escolar de uma pessoa, segundo Froebel o educador e fundador dos jardins de infância (1782 – 1852), a infância é a fase mais importante e decisiva na formação de pessoas e comparava-as a uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. É dessa forma que o professor apresenta um papel fundamental na educação infantil, pois ele se torna o mediador entre a criança e o conhecimento, sua forma de educar e passar conteúdo exige grande atenção e cuidados.

Na educação infantil as crianças podem trabalhar com conteúdos adequados para sua idade, então, cabe ao profissional uma busca constante por aprender sobre o desenvolvimento da criança, a forma como eles veem e sentem o mundo, criando assim, oportunidades para ela manifestar sua linguagem, suas ideias, seus sentimentos, sua criatividade, suas relações sociais e sua imaginação.

Esse educador deve a saber também que brincar é um ato estratégico na prática educativa, afinal, é brincando que as crianças aprendem e sentem mais vontade de voltar para escola no dia seguinte.

 

Comunicação na educação infantil

É preciso que o professor tenha uma boa interação, tanto com os alunos como a família e seus colegas de trabalho. A forma de se comunicar não só com as crianças, mas também com pais e responsáveis requer uma atenção especial desses profissionais. O uso de meios tecnológicos podem ajudar a otimizar o processo de comunicação dos professores com pais, responsáveis e com a própria escola.

Para isso, existe a Agenda Edu, uma agenda escolar digital que integra alunos, escola, pais e responsáveis com o uso de mensagens instantâneas, resumo diário, mural de fotos, entre outros.


Essas são algumas características que um bom professor da educação infantil deve ter. Que além das rotinas diárias da sala de aula, respeitam os colegas de profissão, alunos e famílias.

 

Veja mais!

Autismo, escola e pais: como unir forças para realizar a inclusão?
178
Por Luciana Brites Psicopedagoga e psicomotricista, fundadora do Instituto Neurosaber   Falar sobre inclusão escolar é sempre um desafio par...
O papel do Orientador Educacional nas escolas
2018
04 de dezembro é comemorado o dia do Orientador Educacional, mas o que é e o que faz esse profissional? Conheça um pouco mais sobre a jornada desse im...
Processos financeiros na gestão escolar: como otimizá-los
167
Organização e boas ferramentas tecnológicas são essenciais para que os processos financeiros sejam otimizados na gestão escolar.   Para promo...