5 dicas para começar bem o ano letivoLeitura de 4 minutos

Acontece na escola 28 de janeiro de 2019
Início do ano letivo

author:

5 dicas para começar bem o ano letivoLeitura de 4 minutos

Do planejamento escolar ao relacionamento com as famílias, confira os pontos que requerem atenção para você começar o ano letivo com o pé direito.

 

A organização é o ponto chave para começar bem o ano letivo. Organizar seu tempo, planejar de acordo com as necessidades de cada aluno, promover um ambiente de cooperação, estratégias para aliar tecnologia e educação, ter um plano de gestão escolar definido, tudo isso são pontos que devem ser acompanhados durante todo o ano para obter uma gestão de qualidade.

 

Para dar conta de todas as responsabilidades, professores, diretores, coordenadores, toda a equipe pedagógica precisam trabalhar juntos, assim, é possível organizar o ambiente escolar da melhor maneira possível para a volta às aulas.

 

E para te ajudar, listamos 5 dicas para você começar bem o ano letivo. Confira!

 

1 –  Faça o seu planejamento

O planejamento escolar deve ser a primeira coisa a ser feita antes do início do ano letivo.

Um bom planejamento escolar ajuda professores, gestores e coordenadores a alcançarem os objetivos necessários em sua jornada pedagógica e manter controle da rotina escolar. Nele, é discutido todo o calendário escolar, criação dos planos de aulas, atividades extras, entre outros pontos, tudo de acordo com os objetivos estabelecidos em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) –  o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para o ensino de qualidade.

calendário escolar 2019

2 – Organize as salas de aulas

A organização da sala de aula também possui um papel muito importante no processo de aprendizagem. Não é simplesmente um espaço, as salas de aulas possuem aspectos determinantes na construção de conhecimentos, autonomia e na convivência com o outro. Além de tudo, a sala de aula precisa ser um ambiente estimulante e motivador.

 

Leia mais em: Saiba como ter um planejamento escolar eficiente

 

Por isso, organize tudo que for utilizado de materiais em sala de aula, para que assim, as atividades sejam realizadas de forma produtiva.

 

3 – Realize o plano de aula

O plano de aula é uma ferramenta indispensável para o professor que deseja organizar melhor suas aulas e otimizar o seu trabalho. Muito mais do que planejar o assunto, é nele que o docente irá definir como acontecerá a troca de conhecimentos com os alunos.

 

Dessa forma, ter um plano de aula é importante para se dar bem durante o ano letivo. É essencial mostrar o que você vai ensinar, explicitando os objetivos, o conteúdo tratado, em quanto tempo será dado e como será a dinâmica. Com isso, todos criam a expectativa correta diante da aula, se organizam melhor e se sentem mais seguros.

 

Leia mais em: 4 dicas de como organizar um bom plano de aula

 

4 – Mantenha um bom relacionamento com as famílias

A participação dos responsáveis na rotina escolar possui uma grande importância no desenvolvimento e no processo educacional do aluno. Quanto maior a participação da família no ambiente escolar, melhor é o desempenho acadêmico dos alunos.

 

O bom relacionamento com a família e com o aluno é essencial, por isso, dê aos responsáveis sua devida importância. Realize eventos, reuniões, apresente a escola, colaboradores, informe sobre o dia a dia escolar, como os alunos estão indo na escola, dinâmica de ensino.

 

Tudo isso é importante para que se tenha um bom relacionamento e fazer família e escola estarem cada vez mais próximas.

 

Leia também: A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

 

5 – Use a tecnologia ao seu favor

As pessoas estão cada vez mais conectadas e as as escolas precisam acompanhar essas evoluções. Para isso, nada melhor do que utilizar as tecnologias e os aplicativos de educação ao seu favor, seja de forma pedagógica, para aproximar os responsáveis da rotina escolar do aluno, facilitar os processos de comunicação escolar, etc.

 

Uma ferramenta que vem se tornando um grande diferencial para as escolas são os apps de agenda escolares digitais, como a Agenda Edu. Nela, a escola envia comunicados, eventos, troca mensagens em tempo real com alunos e responsáveis, tudo para facilitar a comunicação e aproximar as famílias da rotina escolar.

 

Leia também: Qual a melhor solução de comunicação para sua escola?

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *