4 dicas de como organizar um bom plano de aula

Plano-de-aula-Agenda-Kids
Leitura de 2 minutos

O plano de aula é uma ferramenta indispensável para o professor que deseja organizar melhor suas aulas e otimizar o seu trabalho. Muito mais do que planejar o assunto, é nele que o docente irá definir como acontecerá a troca de conhecimentos com os alunos.

Sabendo de sua importância, preparamos para você 4 dicas de como organizar um bom plano de aula, para que no final, você tenha uma aula produtiva, dinâmica e com os objetivos alcançados.

Confira as dicas:

 

1 – Defina os objetivos das aulas

O que você espera que seus alunos sejam capazes de fazer ao fim do conteúdo explicado em sala de aula? Para isso, é preciso planejar o tema abordado e definir seus objetivos. Compartilhe com os alunos, isso é fundamental para que vocês estejam alinhados e para que eles conheçam as habilidades mais importantes.

 

2- Saiba o que os alunos farão em sala de aula

Um bom plano de aulas deve prever diversas situações, inclusive o que os seus alunos farão durante as aulas. Os estudantes serão meros ouvintes ou participarão da aula de maneira ativa? Você proporá atividades práticas ou simplesmente apresentará o panorama do que está sendo tratado? Qual o material utilizado em sala de aula? Pensar no que acontecerá dentro de sala de aula é fundamental para criar atividades adequadas.

 


 

3- Motive os alunos

Manter o aluno motivado nas aulas é um grande desafio que também deve ser planejado. Saber se o seu conteúdo será ou não interessante para os estudantes, portanto, é preciso mantê-los motivados. Uma boa maneira de fazer isso é procurar conexões entre o que está sendo estudado, a cultura geral e a vida do estudante. Outra opção é criar situações nas quais eles teriam de usar o que está sendo aprendido de forma prática. Você pode também conferir como motivar os alunos em sala de aula.

 

4- Utilize novas tecnologias

A utilização das novas tecnologias em sala de aula afeta diretamente no processo de aprendizagem dos alunos. Já sabemos que, basicamente, a vida dos estudantes gira em torno da tecnologia, com as redes sociais, pesquisas online e até mesmo grupos de estudo via Internet. Portanto, se você quer realmente chamar a atenção deles, o melhor é fazer isso no meio onde eles mais têm prática. Saiba mais em quais são as ferramentas tecnológicas ideais para usar em sala de aula.

 

Uma ótima ferramenta capaz de engajar alunos, escolas e também os responsáveis é a Agenda Edu. O aplicativo de comunicação escolar que facilita a comunicação dos mesmos. Além disso, uma das funcionalidades da agenda é o Plano de aula, onde os professores podem organizar  seus conteúdos, objetivos, materiais necessários, metodologia tudo em um único lugar com a utilização da internet. Experimente na sua escola!

 

Veja mais!

Como motivar e engajar os alunos em sala de aula
1179
A participação dos alunos em sala de aula é essencial para o professor, mas fazer com que crianças e jovens participem das atividades, se sintam motiv...
A estratégia como suporte na sala de aula
175
Usar alguns conceitos de estratégia de negócios na sala de aula  pode render bons frutos no aprendizado.   Por Marcelo Freitas: mento...
Volta às aulas: saiba como receber os alunos
1871
Integrar os novatos, acolher os veteranos e garantir que todos tenham um ambiente agradável, são pontos que requerem atenção na volta às aulas.  ...