3 dicas de como estimular o aluno a escrever à mãoLeitura de 2 minutos

Acontece na escola 29 de agosto de 2017
3 dicas da Agenda Kids

author:

3 dicas de como estimular o aluno a escrever à mãoLeitura de 2 minutos

É comum que em meio a tantas tecnologias as escolas se preocupem com o ato de escrever dos alunos. Ter uma boa habilidade de escrita manual ainda é necessário. Por isso, as tecnologias vem para se aliarem aos métodos tradicionais de ensino.

 

Com a agenda digital não é muito diferente. Algumas escolas optam em utilizar a agenda de papel, pois preferem que o aluno a preencha, fazendo com que pratique sua escrita, principalmente, no ensino infantil e fundamental. Porém, a escrita na agenda apresenta alguns problemas, como informações incompletas, ilegíveis ou até mesmo perdidas. Já no ensino médio o uso da agenda de papel é uma forma de testar a responsabilidade dos alunos, mas como garantir que as informações foram preenchidas de forma completa ou se serão entregues aos responsáveis? Isso não reduz o nível de engajamento dos pais com a escola?

 

A agenda sendo o principal meio de comunicação das escolas, com recados e informações importantes, devem ser preenchidas com atenção, cuidado e segurança para que se tenha uma comunicação eficaz com os responsáveis.   

 

Desse modo, separamos algumas dicas de como estimular o aluno a escrever à mão, mas sem abandonar a tecnologia e manter as informações escolares mais seguras.

 

São elas:

 

– Ao solicitar um texto, alguns colégios pedem que os alunos entreguem aos professores uma cópia do texto manuscrito antes da versão digital, para garantir que eles pratiquem a caligrafia.

 

–  Uma dica para o fundamental é aproveitar o sucesso de livros com características de diários e convidá-los a escreverem um. Uma alternativa bastante significativa para desenvolver no grupo o hábito e dedicação frequente para a produção de texto.

 

– Para os menores, escolha uma letra do alfabeto para a prática e, em seguida, peça que os alunos escrevam um trava-língua com essa letra. Vocês podem pesquisar alguns existentes na internet ou sugerir a criação de novos, o que deve virar uma grande brincadeira.

 

Manter o hábito de escrever à mão é importante, assim como, manter uma comunicação escolar de qualidade, com respostas e participação dos responsáveis. Para ajudar na comunicação da sua escola, experimente grátis a Agenda Edu e alie tecnologia à educação.

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *