Saiba como elaborar avaliações escolares que ajudam na aprendizagemLeitura de 2 minutos

Práticas pedagógicas 11 de abril de 2017
Provas que ajudam na aprendizagem

author:

Saiba como elaborar avaliações escolares que ajudam na aprendizagemLeitura de 2 minutos

Como você elabora suas avaliações? Seminários, atividades em grupos, individuais? Provas e trabalhos não são usados simplesmente para mensurar o nível do aluno, e sim, avaliar como está o aprendizado dos estudantes na escola, para que assim, seja alcançado o principal objetivo: fazer com que os alunos avancem em seu processo de aprendizagem.

O resultado de uma prova, na verdade, vai servir de parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento e seu trabalho em sala de aula. Mas, antes de tudo, para que a prova seja eficiente, ela precisa ser bem elaborada e para que isso aconteça, professores e coordenadores pedagógicos podem trabalhar juntos, marcando reuniões para discutir os critérios de elaboração das provas.

 

Listamos alguns pontos que devem ser atentados durante as reuniões de elaboração das provas e como os coordenadores podem ajudar os professores nesse ponto:

 

Atenção nas questões da prova

O uso de questões abertas, onde os alunos podem indicar nas respostas o que cada um aprendeu, já ajuda no feedback do professor para melhorar suas aulas. Além disso, o enunciado das perguntas explicita claramente o que os estudantes precisam fazer? Pegadinhas ou enigmas muitas vezes não funciona, pois a equipe não terá condições de avaliar se o estudante não sabia o conteúdo ou se não entendeu o que foi pedido.

 

Conexão entre as provas e o dia a dia em sala de aula

O ideal é tomar como base não apenas o conteúdo ensinado em sala, mas também a forma como ele foi apresentado (trabalhos em dupla, seminários). Além disso, a melhor maneira de conferir se há a ligação entre o cotidiano da classe e as solicitações da prova é compará-la com as anotações nos cadernos dos alunos.

 

Avaliação do coordenador

O coordenador pode avaliar uma cópia do exame antes de ele ser dado aos alunos, observando se as atividades conferem com o que foi ensinado. Além disso, o coordenador também pode observar a linguagem, o tempo, o objetivo e as orientações, para que assim, o aluno possa realizar uma boa prova.

As avaliações escolares devem ser vistas como um aprendizado, tanto para os alunos, como para os professores que podem mensurar os resultados de seus projetos em sala de aula. E você? Como costuma elaborar suas avaliações? Deixe um comentário.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *