Eventos online na escola: como criar e aproveitar o ambiente digitalLeitura de 8 minutos
Com a volta às aulas se aproximando, muitas escolas se perguntam como reunir alunos e até mesmo responsáveis sem quebrar os protocolos de segurança. Para isso, os eventos online continuarão sendo grandes aliados dos educadores.
Apesar de terem sido amplamente utilizados durante o ensino remoto, ainda estamos longe de nos livrar dos encontros digitais. Inclusive, essa é uma solução que veio para ficar e pode ser aproveitada de diferentes formas.
Mas, será que a sua escola sabe como realizar eventos online? Quais são as melhores ferramentas? Continue a leitura para saber mais.
Por que fazer eventos online na escola
Com a implementação do ensino remoto emergencial durante a pandemia do coronavírus, as escolas foram obrigadas a fechar as portas e conduzir todo o ano letivo à distância.
Além de todas as dificuldades, como capacitação dos professores, dificuldade dos alunos e responsabilidade das famílias, também fomos confrontados com um aspecto bastante humano: a saudade.
Apesar de não substituir o encontro cara a cara, as videochamadas foram a solução encontrada para não perder o vínculo entre escola e comunidade escolar. Seja com videoaulas, aulas ao vivo ou reuniões de pais, os eventos online foram essenciais durante todo o ano.
Muitas escolas aproveitaram para criar diferentes atividades no ambiente digital: aulas de educação física, contação de histórias, competição de dança, gincanas e até mesmo festas temáticas.
Mesmo parecendo estranho participar de um evento em que cada pessoa está na sua casa, estes momentos foram essenciais para manter a rotina escolar e o engajamento dos alunos e responsáveis.
O futuro dos eventos online
Várias escolas já retomaram as aulas presenciais ainda em 2020, mas ainda assim não é possível receber todos os alunos na sala de aula. Para respeitar os protocolos de segurança, é necessário implantar o ensino híbrido, ou seja, aulas simultâneas no ambiente online e offline.
Isso também significa que não podemos reunir todos os estudantes para qualquer tipo de evento, nem mesmo as famílias ou todos os professores e colaboradores da instituição.
Por isso, os eventos online continuarão sendo uma grande solução para treinamentos, capacitações, conselhos de classe, feiras, gincanas, festivais, datas comemorativas e até mesmo reuniões de pais.
Além disso, mesmo quando for seguro planejar o retorno presencial de toda a escola, ainda assim podemos aproveitar a herança do ensino remoto para pensar em uma escola cada vez mais tecnológica. E por que não adotar os eventos online como uma estratégia definitiva?
Dicas de eventos online na escola
Então, quais eventos online podemos propor para professores, alunos e responsáveis? Confira algumas dicas para utilizar e adaptar de acordo com a realidade da sua escola.
Acolhida na volta às aulas
Já que não será possível receber todos os estudantes e famílias na volta às aulas, que tal criar um evento online de acolhida? O primeiro dia de aula é o momento que abre as portas para o sucesso de todo o ano letivo e precisa de uma atenção especial.
Essa é a hora de apresentar a escola, quais mudanças e melhorias estão sendo propostas, reforçar os protocolos de segurança, apresentar o plano pedagógico e dar as boas-vindas com dinâmicas e afetividade.
Carnaval
O bailinho de Carnaval já é um dos eventos mais queridos pelos alunos, mas ainda pode acontecer como um evento online. É possível fazer competição de fantasia, paródia de marchinhas, criação de máscaras e várias outras atividades.
Prepare o confete e atraia a família para o Carnaval na escola
São João
Da mesma forma, é possível adaptar uma das festas brasileiras mais famosas para o ambiente digital. Apesar de não ser possível dançar quadrilha, ainda dá para criar atividades lúdicas como produzir um balão e concurso de culinária típica.
Feira das profissões
A famosa feira das profissões também não pode ficar de fora. Esse é um momento esperado pelos alunos para conhecer diferentes áreas do mercado de trabalho e pensar sobre o seu futuro.
Organize diferentes salas virtuais para que os estudantes possam navegar entre as apresentação. Outra alternativa é criar um grande evento com horários marcados para cada profissão entrar na videochamada.
Olimpíadas
Já que não podemos jogar futebol ou vôlei, que tal planejar Olimpíadas digitais? Ao invés dos esportes tradicionais, é possível criar percursos para fazer até mesmo na sala de aula, pular corda, malabarismo e muito mais.
Outra dica é uma competição de jogos online. Os alunos vão adorar a novidade e se divertir bastante. A escola pode dividir as turmas em equipes e fazer até mesmo gritos de guerra e torcida organizada.
Gamificação na educação: como usar e quais são os benefícios
Gincanas
Assim como as Olimpíadas, as gincanas também podem ser adaptadas para os eventos online. A escola pode propor diferentes desafios que possam ser feitos dentro de casa.
Como premiação, use a criatividade! Ofereça um passe para mais tempo de intervalo, um ponto na prova, um livro ou até mesmo desconto em algum serviço da escola.
Como fazer eventos online na escola
Agora que você já tem várias ideias, é preciso saber como criar os seus eventos online. Tudo que você precisa é de uma boa ferramenta que crie videochamadas e existem várias disponíveis gratuitamente.
Uma ótima solução é usar a sua agenda escolar digital. A Agenda Edu é parceira Google e pode transmitir chamadas ao vivo integradas com o Google Meet.
Utilizando a funcionalidade Eventos, a escola pode marcar a data, horário e adicionar uma descrição. Alunos e responsáveis receberão uma notificação e devem responder se vão comparecer ou não.
Dessa forma, a escola consegue visualizar facilmente quem confirmou o evento. O aplicativo também envia lembretes automáticos para evitar que a data seja esquecida.
Assim, a escola garante uma frequência cada vez melhor aos seus eventos e alunos e responsáveis podem utilizar uma ferramenta já familiar, sem necessidade de baixar vários programas diferentes.
Sua escola ainda não usa Agenda Edu? Experimente agora para transformar jornadas educacionais.