Gestão escolar e tecnologia: o que sua escola tem a ganhar com essa parceriaLeitura de 4 minutos
Ao adotar um bom software de gestão escolar, a instituição impulsionará a atuação de diversos setores, como financeiro, administrativo e pedagógico
O uso da tecnologia no ambiente escolar já é uma realidade em praticamente todas as instituições de ensino, seja para fins administrativos ou educacionais. Esse recurso demonstra que o colégio está de olho nos avanços do mercado e, por isso, é utilizado inclusive como parâmetro para avaliar a qualidade das escolas, sendo que um ponto de destaque nessa relação é a utilização da tecnologia para a gestão escolar.
Instituições de ensino que buscam se destacar no amplo e concorrido mercado educacional estão trazendo a tecnologia para a gestão escolar, atuando de forma estratégica na tomada de decisões e na realização de atividades de diferentes setores, como administrativo, financeiro e pedagógico.
A parceria entre tecnologia e gestão escolar pode proporcionar muitos benefícios para as instituições de ensino, pais e alunos, como veremos na sequência deste artigo.
O uso da tecnologia no dia a dia das escolas
Como mencionado no início, a tecnologia já está presente no ambiente escolar. No início, havia um certo receio em levar para a sala de aula recursos tecnológicos, pois a eficácia das ferramentas ainda não era muito clara para os educadores, e o medo de que acabassem interferindo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos era real.
Entretanto, com o passar do tempo e evolução dos recursos, ficou claro para as instituições de ensino que o uso da tecnologia, de forma guiada, é algo bastante satisfatório para a formação dos alunos, pois acompanha o perfil dos chamados “nativos digitais”, que são crianças e jovens que nasceram e cresceram em uma sociedade na qual o acesso à internet e aos dispositivos tecnológicos já é realidade.
Tecnologia no ensino: descubra o que já está fazendo a diferença nas salas de aula
De acordo com a pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada recentemente, o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017.
O interessante é que esse aumento ocorreu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.
Hoje, os educadores incluem em seus planejamentos pedagógicos o uso da tecnologia, já que há bons recursos disponíveis que ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas, potencializando também o estudo dos alunos em casa.
Veja alguns exemplos de recursos tecnológicos utilizados para fins pedagógicos:
- Games educativos;
- Lousa digital;
- Realidade virtual;
- Plataformas online para estudo;
- Sites e aplicativos móveis voltados para a área educacional, abordando inclusive disciplinas específicas;
- Ferramentas para organização dos estudos, como o Google For Education.
Com o uso cada vez mais eficaz na área pedagógica, a tecnologia vem ganhando espaço também em outras áreas estratégicas, como na gestão escolar, atuando como parceira dos gestores. No tópico a seguir, abordaremos como mais detalhes esse tema.
A tecnologia na gestão escolar
A tecnologia é bastante eficaz no âmbito educacional e também vem sendo utilizada na gestão escolar, sendo importante destacarmos que quando a instituição de ensino estabelece essa parceria, os benefícios alcançados atingem toda a comunidade escolar.
Para que a gestão escolar obtenha esses ganhos, porém, é fundamental contar com um bom software, como o SophiA Gestão Escolar, desenvolvido pela Prima, empresa especialista no desenvolvimento de tecnologia para o mercado educacional. Junto a um planejamento bem elaborado, o software é capaz de transformar a instituição positivamente em um curto espaço de tempo.
Confira algumas das funcionalidades oferecidas pelo SophiA Gestão Escolar:
- Controle das contas a receber, que diminui a inadimplência da escola;
- Emissão de notas fiscais de serviços diretamente pelo software;
- Acompanhamento simultâneo das contas a pagar da instituição;
- Ficha financeira e 2ª via do boleto bancário disponíveis via internet;
- Informações para apoiar a tomada de decisões por meio de relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre outros pontos;
- Notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);
- Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões;
- Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do filho ou atrasos.
Caso a sua instituição de ensino ainda não utilize a tecnologia na gestão escolar, mas pretenda mudar esse cenário o quanto antes, recomendamos que você entre em contato com a equipe do SophiA para tirar dúvidas e solicitar uma demonstração dos serviços oferecidos.
Para continuar por dentro das notícias relacionadas à educação e tecnologia, não deixe de acompanhar as postagens no blog da empresa.