Alunos como protagonistas em sala de aulaLeitura de 2 minutos

Acontece na escola Tendências em educação 16 de março de 2018
Educomunicação

author:

Alunos como protagonistas em sala de aulaLeitura de 2 minutos



Por isso, projetos que incentivam o protagonismo dos alunos podem trazer bons resultados em sala de aula.

Já não é mais novidade que os alunos estão cada vez mais conectados às informações, possuem um grande domínio sobre as tecnologias e a produção de conteúdo que elas oferecem.


Que tal praticar educomunicação para dar um maior protagonismo e engajar os alunos? Se você não sabe o que é educomunicação, vale uma pequena explicação: Como o nome sugere, educomunicação une educação e comunicação, através de práticas que propõe uma intervenção das mídias.


Em linhas gerais, educomunicação “é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia.”


Para saber mais sobre educomunicação, clique aqui.


São diversas as possibilidades para aproximar os alunos de algo que eles se identifiquem: Um documentário, um jornal virtual, canal no Youtube, blog, fotografias externas, um programa de rádio, podcasts,  tudo produzido por eles.



Deixe que eles escolham seu próprio tema



Em vez de propor você o tema do trabalho, apresente para eles um conceito mais amplo e peça que deem muitas ideias, elaborem propostas, as registrem e façam escolhas. Quando os estudantes partem de problemas, desafios e situações que eles vivenciam é muito fácil engajá-los no processo.


É importante lembrar que todo material produzido precisa ter uma intenção pedagógica e uma reflexão crítica sobre o que é consumido e produzido para que, assim, seja transformada em uma atividade educativa.


Lembre-se das seguintes perguntas: Para que e por que vamos produzir esse material? Para quem ele vai se destinar?


“Um dos principais objetivos da Educomunicação é o desenvolvimento da competência de análise crítica da mídia. Dessa maneira, ao apropriarem-se e tornarem-se autores dos meios de comunicação, os alunos podem, ser mediados por educadores, compreender a complexidade que envolve os veículos de comunicação em massa.”


Assim, os alunos ganham voz e podem passar a mensagem que desejam, tornando-se protagonistas e mais engajados com a escola.



Agenda digital da sua escola
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *