Boas práticas para montar um planejamento pedagógicoLeitura de 6 minutos
No fim de cada ano letivo há toda uma movimentação para rever os planos, avaliar o que foi executado ou não, analisar os dados financeiros, planejamentos, etc. E entre eles, está o planejamento pedagógico ou Projeto Político Pedagógico (PPP).
Esse é um momento muito importante para que gestão escolar ponha em prática sua gestão democrática, afinal, é fundamental que toda comunidade escolar faça parte da elaboração desse planejamento.
Isso porque o documento precisa seguir diretrizes importantes para prática de ensino de qualidade, norteando a escola para construção das suas atividades pedagógicas, metas para o volta às aulas, calendário escolar. Tudo baseado em evidências anteriores e para garantir o processo de aprendizagem dos alunos.
A seguir, vamos falar para você um pouco mais sobre o planejamento pedagógico e como sua escola pode preparar um. Vamos lá?
O que é o planejamento pedagógico?
Mais que um simples documento, o planejamento pedagógico é um importante instrumento para que a escola inicie o ano letivo organizado e sabendo quais os caminhos precisa seguir para proporcionar um ensino de qualidade.
Para a construção do planejamento, o gestor precisa contar com toda comunidade escolar, principalmente os professores, uma vez que esse será o seu “norte” ao longo do ano e por onde seu plano de ensino precisa se pautar, pois saberá quais as atividades e recursos disponíveis para executar.
Nesse sentido, o planejamento pedagógico inclui:
- A metodologia de ensino a ser adotada na escola;
- Conteúdo programático trabalhado em cada série, de acordo com o BNCC;
- Atividades escolares;
- Organização de horários;
- Formação dos professores;
- Documentos para matrícula;
- Quantidade de alunos por turma e sala de aula;
- Recursos necessários para as atividades
- Dias de aula;
- Períodos de avaliação;
- Reunião com os responsáveis;
- Metas por período e muito mais.
Como você pôde observar, o planejamento pedagógico é um documento bem completo e que direciona todo o funcionamento da escola e a sua qualidade de ensino.
Uma importante ferramenta para que sua escola inicie é o calendário escolar, como todas as datas importantes do ano e onde pode ser pautada as principais atividades, como período de avaliação e passeios externos.
Para ajudar, preparamos um calendário bem completo, que inclui também ações financeiras para que sua escola não perca nenhuma cobrança. Baixe gratuitamente!
A importância do PPP
Conforme já mencionado, o planejamento pedagógico também é chamado de Projeto Político Pedagógico (PPP) e assume um importante papel na gestão escolar.
Afinal, ele que norteia todas as ações e metas da escola.
Sendo assim, o planejamento possibilita que a escola tenha uma visão geral não só do futuro, mas também do passado – contribuindo para avaliações e reflexões dos pontos de melhorias essenciais para o bom funcionamento da instituição.
Além da sua importância o PPP traz inúmeros benefícios, como:
- Organização: com ele você saberá exatamente o que deverá aplicar cada mês, bimestre e semestre. Além de organizar quais as matérias do currículo básico, os conteúdos e o cumprindo da carga horária mínima estabelecida por lei;
- Equipe e recursos preparados: o planejamento garante que você tenha a visão de todos os materiais e recursos necessários para as aulas e o processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, você pode antecipar o que for preciso, tal qual a aquisição de uma nova tecnologia de comunicação escolar, por exemplo;
- Maior foco nas metas e objetivos da escola: ele será fundamental para que você estabeleça suas metas de matrículas para o próximo ano letivo, por exemplo. Assim, você e sua equipe estarão concentrados em alcançá-los e melhorá-los.
- Economiza tempo e dinheiro: com suas metas, objetivos e ações estabelecidas previamente, é possível antecipar ou até avaliar o que foi usado no ano anterior e pode ser replicado no seguinte;
- Melhora a qualidade de ensino dos professores: o planejamento pedagógico ajuda o professor a ter uma visão mais ampla de qual a melhor maneira de conduzir seu trabalho. Permite também que ele organize antecipadamente a rotina, monte seu plano de ensino e os recursos a serem utilizados em cada período;
Boas práticas para montar o planejamento pedagógico
Agora que você já sabe a importância e os benefícios do planejamento pedagógico, chegou o momento de pensar nas boas práticas para sua montagem. Confira:
1 – Estabeleça bem as competências
Toda educação básica está organizada e estruturada no BNCC, no entanto, a escola tem papel fundamental em trabalhar suas competências, ou melhor, como desenvolvê-las em seus alunos.
Isso dará um horizonte para estruturar os objetivos gerais do trabalho e do que esperar do aprendizado dos alunos.
2 – Tenha uma metodologia de ensino
Para que sua escola cumpra com o compromisso de desenvolver as competências dos alunos, é necessário um tratamento pedagógico com características muito particulares.
Portanto, sua escola precisa metodologia de ensino que esteja de acordo com a sua cultura pedagógica, bem como, com o se espera do aluno e com o seu protagonismo em sala de aula.
3 – Leve em consideração o contexto sociocultural dos alunos
É fundamental que a instituição esteja alinhada com o contexto social de seus alunos, para que, assim, o planejamento pedagógico consiga atender as necessidades da comunidade.
Além disso, possibilita propor ações que incluam o respeito, uma convivência ativa e saudável com a diversidade, o diálogo para construção de uma cultura de paz, trabalho em equipe e inovação para construção do novo.
Diversidade na escola e a importância de promover uma educação inclusiva
4 – Trabalhe com dados no seu planejamento pedagógico
No planejamento pedagógico os dados serão importantes para suas projeções, afinal, uma vez que você tem em mãos os números do ano anterior, você consegue fazer uma projeção do futuro.
Assim, não se esqueça de colocar as taxas de reprovação, médias de notas, quantidades de estudantes matriculados, indicadores de desempenho, entre outros dados importantes para que você tenha uma visão de suas metas e possíveis resultados.
Esperamos que essas boas práticas possam ajudar você na construção do planejamento pedagógico da sua escola.
Tem alguma dúvida? Comente aqui.
Fonte: