Diferença entre gestão educacional e gestão escolarLeitura de 5 minutos
O processo de gestão das escolas envolve diversas diretrizes e conceitos que ajudam-na a manter seu bom funcionamento e a qualidade do ensino. Dentre esses conceitos, temos dois termos bastante utilizados, a gestão educacional e a gestão escolar.
Embora pareçam ser sinônimos, há diferenças marcantes entre os dois. E juntos são importantes para que as instituições de ensino funcionem desde a parte administrativa a pedagógica.
Para que você entenda melhor o contexto desses termos, a seguir vamos explicar melhor a diferença de gestão educacional e gestão escolar, bem como, mostrar a importância da gestão educacional e como a tecnologia pode ajudar as escolas nessa gestão.
Diferença de gestão educacional e gestão escolar
De maneira geral, a diferença entre gestão educacional e gestão escolar é bem simples. Enquanto uma está diretamente ligada às normas, leis e regulamentos da educação, a outra preocupa-se com as metodologias administrativas adotadas nas instituições de ensino.
Para ficar mais claro o entendimento, abaixo iremos explicá-las individualmente. Vamos lá?
Gestão Escolar
Como já mencionado, a gestão escolar é o modo como uma escola é administrada, integrando todas as suas áreas e tem como objetivo aplicar estratégias para melhorar processos e, por consequência, melhorar a qualidade de ensino.
No entanto, vale ressaltar que essa gestão não se limita apenas a administração. Ela é também um processo que visa a melhor utilização dos recursos, forma que promova o desenvolvimento efetivo das qualidades humanas e do funcionamento organizacional.
Desse modo, a gestão escolar envolve funções como:
- Planejamento;
- Financeiro;
- Organização pedagógica;
- Direção, supervisão, fiscalização e avaliação.
E assume o papel de estabelecer metas de educação, revisão, feedback e avaliação.
Gestão Educacional
Por outro lado, a gestão educacional assume a responsabilidade pela organização do sistema pedagógico em sua totalidade, estabelecendo políticas que orientam a tomada de decisão, bem como, leis e regulamentos.
Em outras palavras, preocupa-se com a formulação de objetivos, planos e políticas mais amplas, dando incumbências de ensino para União, estados e municípios.
Além disso, a gestão educacional dá às instituições públicas e privadas diretrizes pedagógicas que orientam o trabalho das escolas em todos os níveis, ou seja, está focado na gestão dos recursos humanos (corpo docente), tecnológicos e naturais, visando a boa execução dos projetos pedagógicos.
O principal objetivo da gestão educacional é otimizar as atividades diárias, aumentar a eficiência educacional da instituição e melhorar as metodologias de ensino para os alunos.
A importância da gestão educacional
Antes de tudo, é essencial vermos que, por meio das diferenças entre a gestão educacional e gestão escolar, elas, na verdade, se complementam e uma sem a outra pode levar uma escola ao colapso.
Desse modo, podemos dizer que não só a gestão escolar exerce a sua importância, mas também a gestão educacional.
Afinal, será ela que estabelecerá o acesso à educação, capacitando o corpo docente e preparando metodologias que cumpram as diretrizes estabelecidas, no caso do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Igualmente, temos na parte pedagógica, onde a gestão educacional tem importância organização, planejamento estratégico e criação de metodologias de ensino eficazes, a fim de que os objetivos e metas educacionais das escolas sejam alcançados.
A tecnologia e a gestão educacional
Hoje, seja qual for o tipo de instituição de ensino, o grande objetivo é promover uma educação de qualidade aos alunos.
Nesse sentido, é inegável que a tecnologia precisa estar presente nas escolas, uma vez que já está em nossas vidas, dando novas oportunidades e experiências aos alunos e aos responsáveis.
Para gestão educacional, a tecnologia pode ser uma importante aliada, promovendo um melhor suporte para as áreas, do pedagógico ao financeiro.
Assim, as escolas devem investir não só em equipamentos e serviços tecnológicos, mas também em ferramentas de inovação que possam facilitar a gestão educacional e gestão escolar. Podendo contar com:
- Sistema de gestão escolar (ERP): tecnologia que fornece automação completa das atividades acadêmicas e administrativas da instituição. Permitindo o gerenciamento do corpo docente, como admissão, biblioteca, transporte, exame, declaração de resultado e até ex-alunos da instituição usando um único software. Um bom sistema de ERP fornece um aplicativo móvel para que toda a comunidade escolar possa gerenciar suas tarefas de maneira eficaz.
- Agenda digital: com a Agenda Edu, por exemplo, é uma plataforma bastante eficaz para gestão educacional, uma vez que ela possibilita a otimização da produtividade da equipe, melhor gerenciamento das rotinas escolares, pois facilita o envio de tarefas escolares e comunicados. Além de contribuir para que escolas, alunos e responsáveis tenham uma comunicação mais segura e eficiente.
- Solução para gestão financeira: ter uma solução financeira nas escolas, permite uma melhor gestão educacional, pois ajuda no direcionamento dos recursos que possam ser usados em melhorias da escola. Com EduPay, por exemplo, é possível prevenir atrasos e eliminar a inadimplência, realizando cobranças recorrentes e facilitando o meio de pagamento das famílias.
Agora você já sabe a diferença entre a gestão educacional e gestão escolar, bem como a importância da gestão educacional e como a tecnologia pode ser uma aliada.
Portanto, já pode dar passos que de fato garantem resultados e a melhoria da qualidade da educação na sua escola.